terça-feira, 17 de março de 2009

Um dos principais eletrodomésticos numa casa é a máquina de lavar roupas. Imagine como seria cuidar das roupas de uma família sem as indispensáveis lavadoras!
A secadora,mesmo não sendo um equipamento essencial, é ideal para lavanderias em espaço fechado reduzindo o tempo das tarefas de lavar, secar e passar.
Ao adquirir equipamentos confira informações de consumo de energia (selo Procel) e de água, leia sempre o manual do fabricante, siga as indicações de instalação segura e utilize de acordo com as recomendações do fabricante : carga de roupa, quantidades de sabão em pó, amaciante, etc.

Arrumação em 15 minutos - a sala de estar

Administrar o tempo para a realização das tarefas domésticas é uma forma de executar eficientemente a arrumação diária.
Reserve um tempo máximo para limpar cada cômodo da casa.
Estabeleça uma sequência: quarto, sala de estar, cozinha, banheiro, etc.
Separe os itens da limpeza e transporte-os num balde ou caixa.
Se sobrar ou faltar tempo, vá reorganizando seu programa até encontrar a forma ideal para manter sua casa.

Veja como funciona na prática: para arrumar a sala de estar , por exemplo, você estipula de 15 a 30 minutos.
Tarefas:

* Recolher o que esteja fora do lugar (jornais, revistas, agasalhos, bolsas, brinquedos) e colocá-los numa caixa para posterior devolução ao local adequado,
* Aspirar e escovar os sofás - ajeitar almofadas,
* Passar aspirador de pó nos tapetes
* Passar pano no chão (utilize um limpador geral de acordo com o material do piso)
* Tirar pó das mesas, estantes e objetos de decoração
* Cuidar das plantas ou flores.

Potes plásticos ou potes de vidro?

Praticamente todas as cozinhas têm uma coleção de “tupperware”. Em qualquer supermercado ou loja de $ 1,99 há diversas opções, de boa qualidade até aqueles em que não há sequer o nome do fabricante.
Você toma cuidado e usa critério ao comprar seus potes? Há algum tempo venho substituindo na minha cozinha os plásticos por potes de vidro. Armazenar alimentos quentes em plástico nunca me pareceu muito saudável e fiz algumas pesquisas para entender quais as vantagens e desvantagens.
Um artigo do
Dr. Carlos Braghini Jr explica os perigos do plástico:
“O problema ligado aos plásticos está na possibilidade dele conter uma série de compostos químicos, entre os quais conhecemos melhor o poder tóxico de dois deles: os fitalatos e o bisfenol-A (BPA). ……..
O maior problema com o BPA é que ele não fica no plástico, mas vaza para a comida e/ou bebida contida no recipiente. O mais grave, é que ao aquecer no micro-ondas ou colocar comida ou bebida quente dentro dele, segundo um estudo da University of Cincinnati, publicado em fevereiro de 2008, o BPA é liberado 55 vezes mais rápido! (…)
Se você optar por usar recipientes de plástico, assegure-se de fugir daqueles marcados com o número de reciclagem 7 (aquele que aparece no fundo dentro de um triângulo), pois significa que pode conter BPA. Os marcados com os números 1, 2, 4 ou 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos. Se tiver diante de um recipiente bonito, colorido e transparente provavelmente contém BPA.”

Então, se você tem essa mesma preocupação, troque seus potes ou dê preferência ao vidro. À venda no mercado existem diversas versões dos potes com tampas (as de plástico não devem estar em contato com o alimento) e mesmo os vidros de conserva reciclados se transformam em embalagens seguras.
Existem no mercado diversas opções de refrigeradores e freezeres. Além da importância do espaço interno e capacidade adequada, o consumidor deve observar as especificações técnicas para melhor aproveitamento de seu equipamento.
Entendendo as diferenças:
Degelo automático - Não é necessária a retirada de alimentos do refrigerador para o descongelamento que leva aproximadamente entre seis e oito horas. Quando o compressor é desligado pelo termostato o gelo acumulado no evaporador derrete. Uma bandeja localizada abaixo do refrigerador receberá a água descongelada, que irá evaporar-se.
Frost-free - Um sistema de ar circulante retira a umidade contida no interior do aparelho, evitando a formação de gelo em suas paredes. Não é necessário degelo e a limpeza pode ser feita apenas com a higienização do interior.
Duplex - refrigerador e freezer num só aparelho. Aproveitamento do espaço ocupado pelo congelador nas geladeiras tradicionais, tem capacidades variadas para o congelamento e o estoque de alimentos. (temperatura - 18°) funciona independente da refrigeração.
Duas portas - o compartimento do congelador é separado do espaço de armazenamento da geladeira. Nem sempre é indicação de ser freezer e geladeira.
Side by side - refrigerador e freezer com portas horizontais separadas. Alta capacidade de armazenamento em várias opções e modelos.

Organização da geladeira
Compartimento extra-frio: carnes, peixes
Prateleira/Compartimento superior: alimentos pré-cozidos, frios, massas frescas, pratos prontos.
Prateleiras Intermediárias: leite, iogurte, sucos, queijos, manteiga e ovos (não guarde na porta)
Gaveta para frutas e legumes: Armazene os alimentos embalados para evitar o ressecamento.
Prateleiras da porta: sucos, geléias, molhos e alimentos de consumo rápido nas superiores e refrigerantes e águas nas inferiores.
Organização do Freezer
Os alimentos devem ser sempre embalados para que não fiquem em contato direto com o ar frio e seco do freezer, evitando o ressecamento.
Embale sempre os alimentos em pequenas porções para facilitar o descongelamento e evitar o desperdício, pois uma vez descongelados, os alimentos não devem ser congelados novamente. As refeições do dia a dia devem ser congeladas sempre depois de frias.
Para embalar os alimentos você pode usar papel alumínio, papel toalha, sacos plásticos atóxicos brancos ou transparentes, filme de PVC auto-aderente, recipientes de plástico, travessas de louça refratária e formas de gelo.
Para melhor controle do tempo de estocagem e identificação dos alimentos armazenados em seu freezer, coloque em cada embalagem uma etiqueta anotando o tipo de alimento, data de congelamento, prazo para consumo, fase de preparo - pronto, semi-pronto - se falta adicionar algum ingrediente, se esta temperado, etc
.
O principal de toda e qualquer arrumação é evitar guardar aquilo que é desnecessário.
Periodicamente (de preferência na mudança de estações do ano) separe as roupas e sapatos que não servem, que não usa mais ou que precisem de consertos. Sempre que comprar uma peça nova retire a que esta em uso e gasta do guarda-roupas.
Coloque as peças em caixas: doar, consertar. Dê para parentes, amigos ou doe para entidades e associações que irão aproveitá-las melhor.


http://anaafonsopersonalorganizer.wordpress.com/



Vale a pena acessar o site!!!!




Nenhum comentário: